sábado, 15 de junho de 2019

Comparativo entre o vídeo e o texto analisados. Existe vocação?

O texto analisado trata sobre o processo de autoconhecimento do indivíduo e a importância de tal. Desse modo, procura orientar o leitor dando dicas de como se autoconhecer. O tema se mantém atrelado ao processo de escolha profissional, estabelecendo ideias de como se autoconhecer pode auxiliar nesse quesito. Identificar os próprios gostos e  dificuldades pode fazer nossa mente desmistificar certas ideias e abolir certos bloqueios provenientes da insegurança. Conseguintemente, reconhecemos nossas capacidades e, a partir disso, o leque de opções aumenta drasticamente, pois nos colocamos aptos a desenvolver qualquer vocação.
Mas, o que é vocação? A entrevista assistida do Desafio Profissão traz exatamente este questionamento. Além disso, conta com a presença de dois psicólogos para desmistificar a ideia de vocação.
Em análise às falas dos profissionais presentes, é possível refletir sobre a perspectiva comum do que se é a vocação, sendo esta tratada como algo inato ao indivíduo, ou seja, que nasce com ele tal como uma pré disposição para praticar determinada atividade. Um dos principais questionamentos gira em torno da pré história, tempo que não existia tecnologia e portanto, seguindo a ideia de vocação inata, não nasciam as pessoas aptas a tecnologia. Desse modo, é possível quebrar a tradição que carrega as aptidões como algo que nasce com o indivíduo e, passa a entendê-las como fruto de um desenvolvimento e de relações humanas específicas de cada indivíduo.
Por conseguinte, visto um comparativo entre o texto e a entrevista, é possível relacionar o autoconhecimento com o processo de desenvolvimento de uma vocação. Ou seja, é preciso se autoconhecer para quebrar barreiras e, portanto, explorar as próprias capacidades, a fim de apreender algo no qual não se atribuía capacidade.

Texto sobre dificuldade da escolha profissional.

A escolha de uma profissão se dá mediante diversos aspectos, uma vez que estabeleça o caminho que a pessoa irá seguir. Não é algo que necessariamente determine o futuro do indivíduo em questão, mas serve de orientação para que este se desenvolva na área que opte, encontre seu diferencial e otimize as habilidades demandadas.
A ideia de aptidão se estabelece de forma mais clara quando entendida como algo a ser desenvolvido, e não como característica inata ao ser. As experiências, oportunidades e a socialização do indivíduo pode influenciar suas aptidões.
Devido a isso, a escolha profissional caracteriza um processo dificultoso e pode tornar-se mais lento e gradual, essas questões dependem do sujeito em questão e de suas dificuldades. Além disso, a pressão familiar e as influências podem mascarar a vontade real do sujeito, atribuindo-o uma pré disposição para realizar determinada atividade.
Por outro lado, algumas pessoas não sentem muita dificuldade em realizar a escolha profissional, em exemplo a minha pessoa. Soube, desde a segunda série do ensino médio, a qual área quero pertencer, e a partir disso, determinei o curso que quero. Talvez eu tenha aptidão para tal área, mas isso se deu de forma gradual e mantém relação direta e indireta com minhas influências.
Em suma, a ideia de vocação e aptidão demandam discussões extensas, porém, deve-se ressaltar o respeito ao tempo e a vontade individual de cada pessoa. Ademais, todo indivíduo possui capacidade de desenvolver a execução de uma atividade e, a partir disso, criar aptidão pela habilidade vigente.

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Pesquisa mostra que 48% das pessoas estão infelizes no trabalho.


          
     Enterdi que as pessoas ficam mais desanimada com os empregos foram feita pesquisas e as mulheres são as mais insatisfeitas .

     Precisam mudar isso se você ocupa um cargo que que pode crescer na empresa ao uma de pedir aumento, peça uma oportunidade ,ou seja vamos crescer na empresa subindo um degraus de cada vez.

   Quando você não esta contente no serviço precisa analisar o porque ,se  e a empresa,chefe ,amigos ou você.

    Faça uma reflexão a respeito e analisar o que é melhor para você, pois  trabalhar infeliz é muito ruim.

     Deste a fase acadêmica  que temos que já ir escolhendo aonde vamos trabalhar analisando o ambiente de trabalho, o futuro que pode ter , o salario, os direitos.

   Depois fica difícil se entrar para trabalhar em um lugar que não  tem nada do que você deseja ,vai ser só reclamações e não vai produzir nada .

Não pode trazer os problema de casa para o serviço e muito menos do serviço para casa.
       

    Quando se vai escolher uma profissão,  você precisa pesquisa tudo para ter certeza no que  quer fazer .

      Precisa saber as matérias que vai estudar ,como são as aulas em classe , laboratório ao  ar livre ,

      Pesquise depois de formada onde poderá trabalha, a faixa de salário .

      Lembre-se  que a satisfação pessoal é muito importante para ser um bom profissional ,não importo a área. 

       Estamos no momento certo de fazer e aprender tudo sobre a nossa escolha ,para termos um futuro  feliz é com muito satisfação profissional.


 



 









        

Habilidade e vocação

A cada dia que passa a ansiedade de saber a profissão que você gosta, e se encaixa aumenta, a todo momento o indivíduo está atrás de uma profissão que se sinta competente, onde ele tenha habilidade e vocação para tal área.
Assim como o processo de escolha da profissão, o de saber em qual área tem habilidade e vocação também não é uma tarefa simples, vai desde autoconhecimento, até a analise de como foi o processo de socialização primário, entendo o porquê tem "facilidade" em tal coisa, e gostar mais daquilo. 
Mas apenas habilidade não define a profissão, pode ser que ocorra do indivíduo demonstrar interesse em algo que não tenha tanta "habilidade" e "facilidade", porém em contrapartida encontrará maior "dificuldade" em alcançar o que almeja, mas com força de vontade e dedicação pode adquirir habilidade e superar a "vocação".

Vida de trabalho

Nos dias atuais grande parte das pessoas que enfrentam o mercado de trabalho encontram dificuldades, desde a hora de encontrar e se contratado em um emprego, até no dia a dia da empresa. Dentro da empresa o indivíduo encontrará diversas situações as quais ele vai ter que saber como agir para uma conclusão boa para ele e a empresa.
Por exemplo, algumas situações podem estar ligadas a opiniões e personalidades distintas, questões salariais e até na hora de se posicionar frente a empresa. Situações as quais podem levar ao trabalhador se sentir infeliz com a profissão, fazendo com que o próprio desanime e possa chegar a pedir demissão.
Entretanto, algumas medidas podem ser tomadas para que o ambiente de trabalho seja algo mais leve e prazeroso, como por exemplo saber conversar, e se posicionar, relatar situações que incomode (sempre com respeito) procurando a melhor solução para todos os envolvidos (empregado e empresa)  
  Você se encontra feliz onde trabalha? 
Nos textos abordado em sala de aula, vimos que uma pesquisa mostra que 48% das pessoas entrevistadas estão satisfeitas com seu trabalho.
  Em outro texto demonstra que 48% estão insatisfeitas, com isso os dois dão dicas para o melhoramento no ambiente de trabalho para tornar um lugar de boa convivência, deixando prazeroso com um bom desenvolvimento e produção na empresa.
  Apresentando dinâmicas para o dia-a-dia do trabalhador, exercícios físicos e mentais para uma boa desenvoltura uma alta avaliação para o próprio melhoramento como pessoa.
   Podendo  não esquecer que sua saúde vem em primeiro lugar, pois sua cabeça tem que estar boa para tudo que vai fazer, para não acarretar em diversos outros problemas como discussões com colegas de serviço ou até mesmo com seu chefe.

Eu nasci para isso?

   Temos um tabu geral que a vocação é algo que voce nasce, que herdamos desdo do berço.Pois bem, é ao contrário vem na forma de conquista. Sendo hábil em algo depois de um tempo se torna uma vocação.
   No vídeo Vocação do Desafio Profissão, enxergamos bem claro essa diferença o tempo todo nos limitamos em achar que voce vem ao mundo com essa sutileza, ao invés de pensar que tudo que sabemos hoje originou-se depois que nascemos. mudando em vário aspectos principalmente nesse.
  Nesse tempo a psicologa Ana Bock-PUC de São Paulo, diz que "Nós humanos estamos abertos a variáveis conquistas, podendo ter qualquer vocação pois iremos desenvolve-las.''
  Contudo esse pensamento que, nasci para algo devo fazer algo para achar minha vocação acaba sendo um de outros mitos já ditos.Os jovens principalmente eles crescem e amadurem, mudam de ideias inúmeras vezes, para se tornar algo no futuro, pensa em fazer algo que ele já é habilidoso ou por que alguém falou que ele iria se tornar aquilo, mas quando ele amadurece muda totalmente sua cabeça se tornando esplendoroso em algo que jamais imaginou ter vocação para aquilo.
 

Vocação Profissional

vocação profissional é algo que gera muitas dúvidas, porém podemos observar tanto no texto quanto no vídeo, que a vocação profissional não é algo nato, nós adquirimos durante a vida.
Para descobrir com o que temos afinidade precisamos analisar nossa habilidades, o que gostamos de fazer, atividades que realizamos constantemente, fazendo isso nós conseguimos ter uma ideia em relação o que se encaixaria melhor.
É muito importante também pesquisar, se interar mais sobre a  área de atuação que mas se encaixa com você,conversar com profissionais. Isso irá nos nortear rumo a escolha profissional.É importante fazer a escolha certa, para que se sinto realizado e satisfeito,.

Vida profissional

Para entender melhor as dificuldades da  vida profissional, consideramos dois textos que abordam os lados positivos e negativos e que trazem dicas de como melhorar o ambiente profissional.
O primeiro texto fala sobre a satisfação dos profissionais no trabalho, a pesquisa foi realizada com 7.855 pessoas e dessas pessoas 45% alega estar insatisfeito com o atual emprego devido ao clima do ambiente  de trabalho, que segundo eles não é confortável.
Aqueles que afirmaram estar satisfeitos disseram que gostam do trabalho que são reconhecidos e tem a oportunidade de crescer na empresa, o que foi a reclamação dos 45% dos insatisfeitos que disseram não verem isso na empresa.
O texto tbm abordar algumas dicas para estar deixando ambiente de trabalho mais tranquilo, como não levar as coisas para o lado pessoal, o faz diferença pois diminui a possibilidade de ter intrigas no trabalho.
No segundo texto, mostra 48% dos entrevistados que estão infelizes e alguns dos motivos são problemas de convivência no ambiente profissional.
O outro motivo apontado é falta de preparação, muitos que não tem uma formação superior e aqueles que tem, por não continuarem a se especializar não estam contentes.
E o texto trouxe algumas dicas como não misturar problemas pessoais com profissionais, entre outros que fazem a  diferença.

Vocação e escolha profissional

 

           Vimos na entrevista com dois psicológos que a vocação não é algo com que nascemos e sim que desenvolvemos ao longo da vida e isso faz com que possamos exercer qualquer profissão. Ou seja, uma pessoa que é muito boa em matemática, pode ser professor de história, por exemplo.
           Entretanto o texto nos mostra um passo a passo para a escolha profissional. Diz que o autoconhecimento é uma ferramente essencial para essa escolha. Nos dá como base atividades do cotidiano que gostamos de fazer para termos uma ideia do que cursar. Apresenta também dicas para facilitar nossa escolha. 
                     

Felicidade Profissional

     

             Tanto o texto "Profissionais estão satisfeitos com seu trabalho" quanto o texto "Pesquisa mostra que 48% das pessoas estão felizes no trabalho" abordam o assunto da escolha profissionail e suas consequências.
             Ambos apontam fatores do encontro do indivíduo com a felicidade profissional e as relações de acontecimentos pessoais com o meio do trabalho.
             Apresentam também dicas para ser feliz, e até mesmo receber um salário melhor, como não misturar o lado pessoal com o profissional, não fofocar e quando preciso recorrer ao chefe. 
No vídeo apresentado,podemos dizer que vocação é algo que descobrimos ao longo do nosso desenvolvimento,onde quando pequenos fazemos algo muito bom,como por exemplo,desenhar,podemos dizer que assim ao passar dos anos essa seria sua vocação,o desenho, porém não quer dizer que só porque você tem vocação por algo, futuramente você vá trabalhar com aquela tal vocação,mas sim que seu trabalho tenha algo relacionado aquilo.
 Podemos ver que hoje em dia muitas pessoas estão insatisfeitas onde trabalham,por conta do ambiente ou até mesmo o trabalho em si,nos textos apresentados pela professora de preparação acadêmica,nos apresentava algumas dinâmicas para termos um ambiente de trabalho mais agradável,como por exemplo fazer meditação antes do trabalho e também exercícios físicos,para ficar mais relaxado,e evitar ficar tenso,nervoso,e coisas assim.

Analise do texto e vídeo sobre vocação
                Segundo a analise feita podemos ver que é necessário conhecer melhor a si mesmo para que encontremos nossa vocação e assim conseguirmos seguir uma carreira que nos deixe feliz em cumpri lá ate o fim. A partir disso concluímos que uma pessoa não nasce com uma determinada vocação, mas sim ganha conforme o tempo e experiências. Então não devemos impor uma profissão a uma pessoa só pela aparência ou características do seu dia a dia, a profissão deve ser escolhida pela própria pessoa, e pelas suas próprias conclusões determinada área ou tema.
                No texto podemos observar o passo a passo para ser mais feliz em seu local de trabalho, fazendo a própria pessoa melhorar com ela mesma e assim tentar n se estressar com facilidade ou por pequenos desentendimentos com seus colegas de trabalho.

É perceptível que a insatisfação profissional está gradativamente aumentando, por diversos fatores. Nos textos apresentados pela professora de preparação acadêmica nos trás diversas dinâmicas eficientes para que o dia a dia do trabalhador seja mais prazeroso e produtivo, fazendo meditações, exercícios físicos antes do dia de trabalho entre outros.
No vídeo proposto pela professora de preparação acadêmica, que se refere as visões sobre vocações. Segundo o vídeo vocação seria algo que nós adquirimos ao longo do nosso desenvolvimento, são aptidões que são mais aguçadas conforme nosso amadurecimento, um exemplo são as atividades que fazemos quando criança, essas atividades pode nos chamar a atenção e assim teremos uma melhor facilidade para desenvolve-la no nosso processo de formação.

Vocação Profissional

Texto sobre Vocação

Vocação e um ato que você começa a criar ao longo de sua vida, e para isso o autoconhecimento é essencial para a escolha profissional, pois você já iria ter uma base para qual área iria entrar, e isso você já vai percebendo pequenos detalhes para sua grandes escolhas, e para isso algumas ações seria interessantes de ser cumpridas, as quais são para organizar, observar, conversar com seus parceiros, e certamente criar um ambiente melhor entre os profissionais.




Satisfação na Escolha Profissional



Satisfação na Escolha Profissional

No ambiente profissional, os atuantes tem suas satisfações e suas insatisfações para suas realizações profissionais.
A satisfação gera em torno do seu trabalho exercido com sua facilidade/habilidades em tal área, mas as insatisfações, gera em torno de problemas enfrentados no ambiente de trabalho, conflitos, má remuneração, quanto ao seu projeto de vida.
Pesquisa mostra que em média 50% estão satisfeitos com a escolha, e mostra também que seis mil pessoas se sentem insatisfeitos e que ambos lançam dicas para a melhoria de seu emprego e para lidar com seus superiores.




Análise relacionada ao vídeo e texto propostos em sala sobre o tema "Vocação"

      "Subvertendo A Natureza"

Em junção a atividade reflexiva que um videv e texto sobre tema VOCAÇÃO, têm-se uma reconfortante desmistificação desta, o que nao é natural e tão simplória como o conceito de algo que se nasceu para fazer, ou uma habilidade inata.
Ao percerpe que é possível subverter a natureza, construir suas próprias habilidades e treina-las, e algo que conforta no sentido de que se você não se encontrou em alguma ocupação, e se pré dispõe
 ao aprendizado com seus altos e baixos, existe a possibilidade de transformar-se.
Adjunto a essa desmistificação de que a vocação (da palavra vocar "responder a um chamado") ser algo pre determinado, em referência a metafísica aristotélica sobre a potência humana, "O homem é o único ser cuja potencia é elevada ao infinito."

Vocação Profissional

A ansiedade para a escolha profissional é algo comum no dia a dia social, em especial aos jovens.
Grande parte das pessoas buscam profissões em que se sintam realizadas e competentes para a mesma. Mas, como saber qual é a minha qualificação ?
Para isso você deve entrar em um processo de autoconhecimento, saber quais são suas habilidades podem ajudar muito para que você tenha uma escolha clara de sua profissão, com isso, essa habilidade poderá tornar se em uma vocação e assim você saberá qual profissão melhora se adequa.
Porém, não é necessário apenas ter habilidade, é necessário vontade e dedicação para que você possa se enquadrar na tal profissão desejada. Combinando os dois, com certeza você poderá se tornar um grande profissional e alcançará a realização desejada.

Texto sobre Satisfação no trabalho

Grana ou Satisfação?

É perceptível que no espaço profissional as pessoas tendem a buscar profissões visando o salário e até mesmo sendo forçada pela pressão familiar, com isso, inúmeros indivíduos se encontram como insatisfeitos e infelizes com sua profissão seja por problemas com o chefe, infelicidade na execução do trabalho e até pelo salário.
É mostrada uma parcela de 50% da população que se identifica como insatisfeita por diversas vertentes, como as citadas.
Com tudo, a população vem sendo cada vez mais "forçada" a ser qualificada e estar em um nível acima de seus concorrentes, nisso acarretando problemas de saúde, tanto como desgastes físicos quanto mentais.

Empresas e seu Dia a Dia

Atualmente, grande parte da população já encarou ou terá que encarar o mercado de trabalho e, além das dificuldades de imersão, teremos que aprender a lidar com situações diversas que irão complicar nosso dia a dia.
Ao entrarmos em uma empresa, teremos que saber lidar com opiniões diversas, personalidades diferentes, questões salariais e até mesmo saber nos posicionar perante a empresa. Contudo, diversas pessoas são infelizes com seu trabalho por conta de fatores extras que acabam nos desgastando e até mesmo nos desanimando de nossas profissões. 
Para que situações como essas sejam evitadas, comece a transformação por você, tente deixar o local de trabalho mais leve e aos poucos a mudança geral será notável. Mas, se nada ocorrer, como o desemprego é algo muito presente em nossa sociedade, infelizmente terá que deixar a felicidade de segundo plano e continuar batalhando até que outra porta se abra em sua vida.

Texto sobre vocação

Autoconhecimento: bússola vocacional


   No que se refere à escolha profissional, a indecisão e o medo ainda afrontam a maioria das pessoas, em especial os jovens. 
   Analogamente, as dúvidas sobre qual carreira seguir envolvem questões como espaço no mercado de trabalho, competitividade no vestibular, pressão de terceiros, e principalmente a vocação do indivíduo com relação às áreas de atuação.
   Ao se tratar de vocação, deve-se entendê-la como conjunto de habilidades estruturadas ao longo da vida, a partir de experiências, estímulos, recursos e oportunidades para desenvolvê-las. Sendo assim, deve-se excluir a concepção de vocação como um dom ou predisposição inata.
   Em contrapartida, não há um real incentivo aos jovens para que esses explorem e dominem suas habilidades quando as mesmas não geram um retorno rápido e direto para a economia, como é o caso dos artistas.
   Tendo isso em vista, o indivíduo deve se autoconhecer, primeiramente, para descobrir suas habilidades, podendo assim transformá-las em vocação, o que facilita na escolha de uma profissão para si que traga satisfação e realização pessoal.
 

Texto sobre satisfação no trabalho

Felicidade x Necessidade

    No âmbito profissional, a satisfação em relação ao trabalho exercido é um quesito elementar para a realização pessoal.
    Entretanto, essa satisfação muitas vezes não é atingida em decorrência de fatores como má remuneração, problemas no ambiente de trabalho, conflitos com o chefe, arrependimento quanto a profissão escolhida, entre outras questões.
    Além disso, apesar de certas pesquisas divergirem ao apresentarem dados referentes à quantidade de trabalhadores felizes com seus respectivos empregos, há uma média entre as mesmas de 50% de intrevistados infelizes.
    Contudo, tendo em vista a atual crise socioeconômica do país, na qual se encontram mais de 13 milhões de pessoas desempregadas, a grande maioria dos empregados, não tendo outra alternativa diante das circunstâncias, permanece infeliz em seu trabalho apenas para conseguir se manter financeiramente, ou então sua família.
    Ademais, esta classe, estando em tamanha instabilidade, vê-se forçada a se adequar às exigências do mercado, tentando agradar ao máximo o contratante para não ser demitida, o que implica em deixar saúde mental, objetivos e felicidade para segundo plano.

quarta-feira, 12 de junho de 2019


Dificuldades de chegar a uma profissão
                Podemos ver que para chegar a uma profissão especifica precisamos conquistar algumas etapas, podendo ser a primeira delas a escolha de uma área de atuação por meio de afinidades e aptidões. Essa etapa é uma das mais importantes, pois é a partir dela que definiremos um caminho a seguir e assim conseguir prosseguir para as próximas etapas. A segunda fase está ligada com o ensino superior ou técnico para se especializar na área estabelecida, que pode se estender por algum tempo ou pode ser rápido e fácil de passar e terminar seu curso. E com a finalização dessa etapa podemos chegar à terceira, na qual podemos dizer que é a execução da profissão escolhida, e assim durante essa etapa podemos ter algumas ramificações de dificuldades, como, problemas com os colegas de trabalho, ou com alguma decepção no setor escolhido.  Então para conseguirmos chegar a uma profissão sem duvidas de que esta sendo o certo é necessário conversar com varias pessoas de diferentes áreas pra entendermos a prática e assim fazer algo que nos deixe felizes.

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Texto sobre: Dificuldade Na Escolha Profissional

                    "Em Frente"

Inerente ao processo de escolha profissional, existe a incerteza como maior pedra no caminho a ser superada, no meu caso o curso superior que já almejo a certo tempo não está longe simplesmente pelo vestibular, esse em si não é a unica barreira, mas sim, a partir dali, qual será a carreira que irei trilhar, a área de atuação em seu dia a dia. Tudo se baseia na identificação e ponderação entre aquilo que se gosta de fazer e as competências e habilidades que possuo neste dado momento. A partir de pesquisas e amostragens referentes ao tema "Dificuldade de escolha profissional," "Grau de Insatisfação com a escolha," dentre outras, tornam assim clara a seriedade e a imprescindível necessidade de escolha daquilo que será seu ganha pão. 
A partir do curso de Economia ao qual escolhi, percebo que nesse futuro não tão distante, terei que me adaptar ao mercado e ao público que terei mais contato, o que me faz pensar que não posso deixar de seguir em frente para realizar minhas conquistas.