Entrevista com um estudante de biologia:
1) Nome, idade e onde mora.
Carlos Aparecido da Silva Júnior
24 anos
Estados Unidos
2) Qual foi a sua motivação para escolher a sua Instituição de Ensino Superior?
Eu não cheguei a pensar muito sobre a instituição. Eu sabia que gostaria de passar ou na USP ou na UNESP pois elas estão no estado de São Paulo, o que tornava a minha situação um pouco mais confortável em relação a dinheiro e moradia. Além disso, ambas oferecem o curso que eu estava procurando.
3) Quais são os pontos positivos e negativos dessa Instituição?
Positivos: ótimos laboratórios de pesquisa, uma faculdade com o melhor hospital veterinário público da região de Ribeirão Preto, o curso de biologia é bem acolhedor, tanto os alunos quanto os professores.
Negativos: por ter agronomia e veterinária, é uma faculdade elitista.
4) O que você acha da avaliação do seu curso pelo Ministério da Educação? E qual a importância dessa nota?
Eu curso a modalidade biologia - licenciatura, a qual recebeu nota 5 do MEC. Embora eu acho que o mecanismo de avaliação não é o mais justo, me sinto orgulhoso por ter feito parte dessa história.
5) Como é o mercado de trabalho para um biólogo(a)?
Embora seja uma profissão que te oferece um leque de atuação, isso a torna muito competitiva com outras áreas como biomedicina e veterinária. Muitos biólogos vão para a sala de aula ou seguem carreira acadêmica quando decidem ser pesquisadores.
6) Em quais regiões do país há carência de biólogos?
Todas. Vejo que embora não seja uma profissão reconhecida pela sua capacidade, ela se faz muito necessária pela urgência em pensar sobre meio ambiente, políticas ambientais e educacionais, assim como no próprio avanço da ciência.
Mas se fosse para apostar, acredito que as regiões mais afastadas carecem de profissionais capacitados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário