quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Relatório da palestra do Emerson, ex estudante da E.E Professor Sebastião Fernandes Palma - PEI.



1) qual a sua profissão?
 Estudante do curso de Ciência da computação.

2) como você fez a escolha profissional?
  Do ensino médio, cultivava diversas opções de curso. Devido a influência do pai que é técnico de informática e ao fato de que o mercado de trabalho é amplo para essa profissão, Emerson optou por fazer Ciência da computação, uma vez que anseia trabalhar com a tecnologia.

3) como foi sua entrada no mercado de trabalho nesta carreira?
  Ainda não ingressou no mercado de trabalho, está cursando o segundo semestre do curso. Mas tem boas expectativas sobre as oportunidades profissionais proporcionadas pelo curso.

4) quais são as oportunidades de atuação profissional para essa carreira, além desta em que você atua?
  A graduação possibilita ao indivíduo trabalhar com o desenvolvimento de sistemas, de sites, aplicativos, programas, e plataformas virtuais no geral. Além disso, permite também, a possibilidade de manter-se na área da pesquisa.

5) que pontos positivos e desafios você identifica em cada uma delas?
  O estudante diz não enxergar pontos negativos nas áreas de atuação. Entretanto, diz que os pontos positivos são inúmeros, uma vez que estima-se que as profissões ligadas a tecnologia ganharão, no futuro, cada vez mais força e visibilidade. Além disso, a área da tecnologia é ampla e permite a abertura de um leque de opções.

6) atualmente, como é o mercado de trabalho para essa profissão?
 Devido ao desenvolvimento desenfreado da tecnologia, estima-se que áreas como a de ciência da computação gerem cada vez mais empregos. A demanda por profissões da área é crescente, e as esferas mundiais buscam, de forma exponencial, inserir a tecnologia em suas plataformas, além de investir na facilidade de comunicação. Portanto, o mercado de trabalho pra essa área promete a abertura de mais caminhos conforme o passar dos anos.

7) que dicas você daria pra quem quer seguir essa profissão?
  Manter o foco, conversar com os professores e monitores, tirar dúvidas. Desenvolver o amadurecimento e não se prender apenas ao curso, ou seja, investir em cursos técnicos e estudos mais palpáveis.

Ana Júlia Souto Areco - n 04, 3B

Nenhum comentário:

Postar um comentário