sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Relatório da Palestra do Ex Aluno ''PEI"

Emerson da S. L. Melo

 -Ciências da computação
- Instituto federal São João da Boa Vista


  Começou falando um pouco da rotina diária dele, comentou sobre a rotina de estudos e como ela é importante. Principalmente, quando você não tem esse hábito, você entra na universidade realmente da um choque da vida e quanto mais cedo mudar a cabeça melhor. Dando de exemplo ele disse, ''Com a mentalidade que eu tinha dessa escola eu quase não sobrevivi, era muito imaturo na escola levava de qualquer maneira nunca fui de estudar, com isso acarretou em DP.''
  Também, se caso a turma a sala como um todo estiver incomodado com o professor por algum motivo pedagógico  pode -se tomar providências conversando com o próprio ou com o coordenador geral da área, exemplo o ritmo que ele passa a matéria e fins. Além disso, tem os monitores que podem te ajuda nessa jornada principalmente para os veteranos, se caso não deu tempo de falar com o professor diante a matéria ou ficou com dúvida ele vai poder estar ali te ajudando.
   Ainda mais, sobre o curso que faz advertiu que o seu grande motivo que o inspirou nessa jornada foi o objetivo que ele tinha em desenvolver algo que mudasse a vida das pessoas, como criações de alguns apps. A pontos positivos e negativos. Negativos não considera nenhum, pontos positivos é que a tecnologia nunca vai parar e nem acabar, cada dia mais ela só cresce em todo o país, fazendo com que seja tudo mais rápido e que tudo seja mais facilitado. Como também o mercado de trabalho, qualquer site na web que se entra é achado vagas para as vastas áreas. A princípio são várias as áreas de atuação, desenvolvedor de software,games, sites ou até criar apps .
  Embora não tenha feito o estágio no 1º ano, o próximo ano pretendo realizar. O TCC é obrigatório. Dessa forma a dica que eu deixo para vocês que querem atuar nesse curso, primeiramente não tem aquela necessidade total de fazer uma faculdade para poder ser da área, tem cursos técnicos ou livres depende do seu total desempenho. O importante e fazer uma grande pesquisa de o que eu vou querer cursar e onde irei cursar.E por mais que você faça faculdade é legal fazer algo por fora também não se prender só. 
 







Palestra com o Emerson, estudante de Engenharia da Computação


Palestra com o estudante de Engenharia da Computação 

     1)   Qual é a sua profissão?
Estudante de Engenharia da Computação, no Instituto Federal de São João da Boa Vista.

     2)   Como você fez sua escolha profissional?
Ele ajudava seu pai depois da escola no serviço, onde mexia com tecnologia. Se interessou pela área, porém na parte de desenvolvimento de aplicativos que facilitem, futuramente, a vida das pessoas.

     3)   Como foi sua entrada no mercado de trabalho nesta carreira?
Ainda não trabalha na área.

    4)   Quais são as oportunidades de atuação profissional para essa carreira, além desta em que você atua?
Ele ainda não atua na área, porém citou que o mercado de trabalho é amplo e pode-se aplicar essa carreira em diversos locais.

     5)   Que pontos positivos e desafios você identifica em cada uma delas?
Ele não citou nenhum desafio, pois não vê nenhum ponto negativo nessa carreira. Já um ponto positivo é que essa profissão não será facilmente substituída por novas tecnologias.

     6)   Atualmente, como é o mercado de trabalho para essa profissão?
O mercado de trabalho para a Engenharia da Computação, por ser algo relacionado com tecnologia, está nas grandes tendências de carreiras, mas apresenta grande diversidade de atuação.

     7)   Que dicas você daria para quem quer seguir essa profissão?  
Ele citou que os estudos, não só para ingressar em uma faculdade, é extremamente importante para se tornar um excelente profissional.


Giuliane Spagnollo Pereira - N° 13 
   

Palestra sobre a vida acadêmica.

 A palestra foi ministrada pelo ex aluno Emerson Melo, que atualmente cursa Ciências da computação no Instituto Federal de São João da boa vista.
 Ele diz que essa não era sua primeira opção mas a escolheu por ser uma profissão valorizada no futuro e com um amplo leque de possibilidades, como por exemplo: desenvolvimento de games, criação de sites e programação.
 Ele não vê pontos negativos, só várias possibilidades no mercado de trabalho que mesmo muito concorrido está em constante crescimento.
 Emerson diz que a faculdade é completamente diferente do ensino médio, que para poder falar com os professores é preciso marcar horário, diz também que o ritmo é muito mais acelerado do que na escola, os professores não esperam antes de passar a matéria e apagar a lousa.
 O Emerson nos deu o conselho de não depender unicamente da escola, de se esforçar e estudar em casa também.




Amanda Rocha De Sousa N03 

Relatório da palestra sobre o curso de Ciências da Computação

1-) Qual é a sua profissão?
O aluno Emerson Melo cursa Ciências da computação no Instituto Federal de São João da Boa Vista

2-) Como você fez sua escolha profissional?
Escolheu o curso pela vontade de ajudar as pessoas a tirarem um melhor proveito da tecnologia. Além de ser uma profissão nova, em alta e que pode acabar substituindo antigas profissões.

3-) Como foi a sua entrada no mercado de trabalho nesta carreira?
O estudante ainda não engressou no mercado de trabalho.

4-) Quais são as oportunidades de atuação profissional para essa carreira, além desta em que você atua?
As principais oportunidades profissionais são na área de desenvolvedor de sites, de games, como programador, entre outras.

5-) Que pontos positivos e desafios você identifica em cada uma delas?
Emerson não identifica nenhum ponto negativo na carreira que escolheu, uma vez que, estatisticamente, não há declínio no uso da tecnologia, são várias as oportunidades no mercado de trabalho e a média salarial é alta.

6-) Atualmente, como é o mercado de trabalho para esta profissão?
O mercado de trabalho, apesar da grande competitividade, é amplo e tem apresentado crescimento.

7-) Que dicas você daria para quem quer seguir essa profissão?
De acordo com Emerson, deve-se estudar à parte para os vestibulares, não depender somente da escola. Ademais, para seguir essa profissão não precisa-se necessariamente fazer faculdade, há a possibilidade de se fazer um curso tecnólogo, podendo até mesmo ser mais vantajoso pela especificidade e pela menor carga horária do mesmo.
Palestra de Cotas Raciais com a aluna do 3ºB da escola Sebastião Fernandes Palma, Isabela Saldini


A palestra com a aluna Isabela Saldini do 3ºB da escola Sebastião Fernandes Palma, traz a ideia sobre as cotas raciais, e traz a diferença entre igualdade e equidade. Sendo que a equidade trata as pessoas de forma diferente para que haja a igualdade.
            Ao decorrer da palestra ela entra no assunto que houve uma maior inclusão dos negros, trazendo dados de 1997, 3% e de 2011, 11,9% tendo quase 1000% de aumento. Com isso o numero de negros nas universidades vai aumentando com o tempo, porem continua baixo. Mas seguinte da palestra ela compara o numero de desistentes, sendo que de 21.300, 26% são cotistas, enquanto 37% são de não cotistas.         
            Com mais dados ela nos mostra que 51% da população brasileira são negras, sendo que a outra metade tem o dobro de oportunidade decorrente que fatores históricos. Com um exemplo bem simples ela nos mostra como os negros tem dificuldades para tem uma maior sucesso na sociedade, sendo que apenas 2,66% dos estudantes que terminam a faculdade de Medicina são negros. Então para fechar ela nos deixa claro que as cotas raciais não são privilégios e sim uma reparação

  Palestra de ex aluno (Anna karolyne n° 06 3° B)

1- Qual é a sua profissão?

R: curso de ciências da computação

2- Como você fez a sua escolha profissional?

R:ele estava com dúvidas em vários cursos porém além dele já ter pensado sobre a área da ciência da computação ele também tinha um conhecimento sobre essa área

3- Como foi a sua entrada no mercado de trabalho nesta carreira?

R: não trabalha apenas estuda

4- Quais são as oportunidades de atuação profissional para essa carreira, além desta que você atua?

R: tem vários,um deles é design de games

5- Que pontos positivos e desafios você identifica em cada uma delas?

R: não há pontos negativos para o estudante, pois com essa profissão ele tem uma garantia de emprego maior, pois é um emprego que só tem a ganhar

6- Atualmente,como é o mercado de trabalho para essa profissão?

R: difícil alguém ficar sem um emprego nessa área,pois é uma profissão com muitas oportunidades

7- Que dicas você daria para quem quer seguir essa profissão?

R: ter conhecimento na área de informática, gostar e buscar sempre um conhecimento há mais nesse curso.
PALESTRA  SOBRE COMO É A VISA EM UMA UNIVERSIDADE E COMO É O MERCADO DE TRABALHO MA ÁREA PALESTRANTE:EMERSON S.L MELO
•Cursando Ciências da Computação na modalidade Bacharel no Instituto Federal de São João da Boa Vista.
•Comentou sobre a autonomia do estudante e sua própria rotina.
•Não cursa sua primeira opção,disse que pensou bastante para ingressar no curso por conta da possibilidade de extinção da profissão.
•Nos aconselhou a estudar em casa desde já,para acostumarmos com o sistema do ensino superior.
•Comentou o fato de não existir cobrança do professor.
•Falou sobre a questão dos monitores, selecionados a parir do desempenho do aluno.
•Vê pontos positivos em se fazer estágio, porém, ainda não está fazendo.
•Sua escolha pelo curso foi pessoal,pelo fato de gostar de desenvolver apps.
•Nos deu a dica deEle faz o Curso de Ciência da computação
Relatório sobre a  palestra de Emerson S. H. Melo sobre o Ensino Superior 


A palestra com o ex-aluno da escola Sebastião Fernandes Palma, Emerson S. H. Melo, que hoje em dia faz faculdade de ciências da computação no Instituto Federal de São João da Boa Vista, nos trouxe inúmeras informações sobre o que iremos enfrentar no ensino superior.
Uma delas seria o primeiro impacto que teríamos ao entrar em uma faculdade, pois o estudo que temos no ensino médio é completamente diferente do que teremos no ensino superior. Tendo algumas diferenças entre a relação com os professores de cada área, na escola o contato com eles são bem maiores e com maior facilidade, enquanto da faculdade é muito complicado encontrar algum professor livre nos corredores. Fora que no ensino superior nenhum professor vai ficar te cobrando prova ou trabalhos, se você não entregou alguma coisa, você tem que correr atrás.
Emerson comenta que teve muita dificuldade para passar em algum curso que gostasse, bom bando em diversas delas, porem não desistiu de correr atrás. A opção que ele escolheu, Ciências da Computação, foi por  conta de seu pai que já trabalhava desmontando computadores, então tentou ir para um lado mais tecnológico, na qual gostava mais.
Ele comenta também que sobre o curso dele não tem pontos negativos em relação ao mercado de trabalho, muito pelo contrário, a inúmeros pontos positivos, sendo um deles uma ampla escolha, podendo ser no Brasil ou até mesmo fora, citando que daqui alguns anos o trabalho dele poderá acabar com o trabalho de outras pessoas.


quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Relatório da palestra do Emerson, ex estudante da E.E Professor Sebastião Fernandes Palma - PEI.



1) qual a sua profissão?
 Estudante do curso de Ciência da computação.

2) como você fez a escolha profissional?
  Do ensino médio, cultivava diversas opções de curso. Devido a influência do pai que é técnico de informática e ao fato de que o mercado de trabalho é amplo para essa profissão, Emerson optou por fazer Ciência da computação, uma vez que anseia trabalhar com a tecnologia.

3) como foi sua entrada no mercado de trabalho nesta carreira?
  Ainda não ingressou no mercado de trabalho, está cursando o segundo semestre do curso. Mas tem boas expectativas sobre as oportunidades profissionais proporcionadas pelo curso.

4) quais são as oportunidades de atuação profissional para essa carreira, além desta em que você atua?
  A graduação possibilita ao indivíduo trabalhar com o desenvolvimento de sistemas, de sites, aplicativos, programas, e plataformas virtuais no geral. Além disso, permite também, a possibilidade de manter-se na área da pesquisa.

5) que pontos positivos e desafios você identifica em cada uma delas?
  O estudante diz não enxergar pontos negativos nas áreas de atuação. Entretanto, diz que os pontos positivos são inúmeros, uma vez que estima-se que as profissões ligadas a tecnologia ganharão, no futuro, cada vez mais força e visibilidade. Além disso, a área da tecnologia é ampla e permite a abertura de um leque de opções.

6) atualmente, como é o mercado de trabalho para essa profissão?
 Devido ao desenvolvimento desenfreado da tecnologia, estima-se que áreas como a de ciência da computação gerem cada vez mais empregos. A demanda por profissões da área é crescente, e as esferas mundiais buscam, de forma exponencial, inserir a tecnologia em suas plataformas, além de investir na facilidade de comunicação. Portanto, o mercado de trabalho pra essa área promete a abertura de mais caminhos conforme o passar dos anos.

7) que dicas você daria pra quem quer seguir essa profissão?
  Manter o foco, conversar com os professores e monitores, tirar dúvidas. Desenvolver o amadurecimento e não se prender apenas ao curso, ou seja, investir em cursos técnicos e estudos mais palpáveis.

Ana Júlia Souto Areco - n 04, 3B

Palestra sobre a vida universitária ( Isabella Evelyn n°14)

1- Ele faz o Curso de Ciência da computação

2- Ele tinha vários cursos em mente até pensou em fazer ciência da computação, Já que tinha um certo conhecimento na área.

3- Ainda não entrou no mercado de trabalho, está ainda no curso.

4- São infinitas possibilidades, como por exemplo  criador de game e aplicativo, entre outros.

5- Para ele não há pontos negativos, pelo fato de que é um profissão que só tende a crescer.

6- Há bastante oportunidades, muito difícil alguém ficar desempregado.

7- É preciso gostar, ter um conhecimento prévio de informática e procurar fazer cursos para estar aprimorando.

Palestra Emerson S.L Melo

•Cursando Ciências da Computação na modalidade Bacharel no Instituto Federal de São João da Boa Vista.
•Comentou sobre a autonomia do estudante e sua própria rotina.
•Não cursa sua primeira opção,disse que pensou bastante para ingressar no curso por conta da possibilidade de extinção da profissão.
•Nos aconselhou a estudar em casa desde já,para acostumarmos com o sistema do ensino superior.
•Comentou o fato de não existir cobrança do professor.
•Falou sobre a questão dos monitores, selecionados a parir do desempenho do aluno.
•Vê pontos positivos em se fazer estágio, porém, ainda não está fazendo.
•Sua escolha pelo curso foi pessoal,pelo fato de gostar de desenvolver apps.
•Nos deu a dica de fazermos o curso técnico para termos certeza daquilo que queremos.


terça-feira, 17 de setembro de 2019

palestra Emerson S.L. Mello

Faculdade São João da Boa Vista.

Passou em bacharelado ciências da computação.

Falou que a escola pública cobra mais que a particular.


Contou sobre a rotina dele na faculdade, o professor não fica te cobrando, o aluno é responsável pela sua aprendizagem.

Você corre atrás do professor e não ao contrário.

Para ele escolher a sua carreia foi difícil, teve outras áreas que lhe atraia também como: química, perito e outras.

Deu uma dica que não adianta fazer um curso e daqui há alguns anos essa profissão não existir mais. A dele por exemplo sempre estará atualizada e extinguirá outras profissões.

Uma das perguntas foi se ele já está fazendo estágio e ele disse que ainda não está , mas pretende.

Cada palestra é contado na carga horária.

Relatório da visita do universitário

Na palestra do Emerson, ex aluno da E.E.Prof. Sebastião Fernandes Palma PEI, as seguintes questões foram abordadas:
• Está cursando o 2°semestre em bacharelado da Ciência da computação Instituto Federal de São João da Boa Vista.
• Para realizar a sua escolha foi difícil, ele havia interesse em Química e Farmácia, mas foi influenciado por seu pai que trabalha com tecnologia.
• Atualmente Emerson não está trabalhando em sua profissão, mas possui vários caminhos que ele pode atuar, como exemplo, criação de sites, games, aplicativos, entre outros.
• Ciência da computação é uma área muito ampla, no qual ajuda no desenvolvimento pessoal.
• O Mercado de trabalho, a tendência é crescer cada vez mais, pois a tecnologia está tomando conta de tudo. Mas a força de vontade conta muito.
• Dicas proposta por Emerson: estudar muito, procurar fazer cursos relacionado a ciência da computação, afim de apoiar o conhecimento, pois também é uma área que sempre está inovando.

Relatório da Visita de um Universitário

Relatório de uma Visita de um Universitário


No dia 13/09/2019 tivemos a oportunidade de ter a presença de um ex-aluno de nossa escola. Emerson, atualmente está cursando o 2° Semestre em Bacharelado em Ciências da Computação na Instituição Federal de São João da Boa Vista, relatou que sua escolha foi muito difícil, pois se interessava em Farmácia, Química, mas teve a influência de seu Pai, que trabalha com tecnologia.
  No momento não está trabalhando em sua área, mas  tem vários caminhos que possa percorrer, como, Criação de Sites, Produtor de Games, Formulação de Aplicativos dentre outros.
  Ciências da Computação, é uma área muito ampla e que ajuda no desenvolvimento profissional. Seu mercado de trabalho só tem a crescer, pois é uma área que a pessoa nunca irá ficar desempregada, a não ser que não tenha força de vontade.

   Dicas para quem tem interesse nessa área: 
- Estudar bastante
- Gostar de tecnologia
- Fazer Cursos ao longo de sua carreira para ampliar seu conhecimento.


Nome: João Vitor Meluzzi Innocente     19    3°B

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Relatório referente a palestra com Emerson S. L. Melo

O palestrante é um ex-aluno da E. E. Profº Sebastião Fernandes Palma, atualmente esta cursando Ciencias da Computação no Instituto Federal de São João da Boa Vista, na modalidade Bacharel.


  • Falou brevemente sobre a avaliaçaão do MEC (Ministério da Educação e Cultura) para possível fechamento de cursos, pois como seu curso esta no primeiro ano, "É um curso novo", corre este risco;
  • "Não existe cobrança de professores", o palestrante abordou o tema falando da indispensável autonomia do estudante e de sua própria rotina.
  • Sobre o processo de monitoria, Emerson disse que estes são selecionados a partir do desempenho dos alunos nas provas e que estes estudantes ganham uma bolsa de aproximadamente R$400,00;
  • Não está cursando a 1ªopção, "rodei bastante até decidir sobre o curso atual." Pensou muito nas possibilidades de extinsão das profissões;
  • Segundo ele as tutorias oferecidas por sua antiga escola (Fernandes Palma) o ajudou bastante;
  • Emerson durante a palestra aconselhou estudar em casa desde já, para "acostumar" com o funcionamento da faculdade;
  • O palestrante não faz nenhum estágio, pretende começar em breve;
  • Só vê pontos positivos na carreira escolhida, por exemplo, facilidade para arrumar emprego, pela crescente demanda por profissionais desta área;
  • Quanto as possibilidades de atuação na área, segundo ele "É uma escolha muito pessoal, eu por exemplo, me interesso muito pela área de desenvolvimento de aplicativos;
  • Emerson concluiu a palestra com uma dica: "Faça cursos técnicos antes da decisão final para saber se é isso mesmo que você quer."

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Linha do tempo escolar e acadêmica



Linha do tempo João Pedro Della Manna Palmeira n°18

Linha do tempo acadêmica.
Nícolas Duarte Cuaglio n° 28

Entrevista Profissional com aluna de Direito

1. Qual é a sua profissão? 
Faz faculdade de Direito na Estácio.
2. Como você fez sua escolha profissional?
Escolheu direito com base que gosta muito de ler e se interessou por essa área.
3. Como foi sua entrada no mercado de trabalho nesta carreira?
Ainda não entrou no mercado de trabalho.
4. Quais são as oportunidades de atuação profissional para essa carreira, além desta que você atua?
Direito trás um leque de profissões para atuar como: advogado, juiz, delegado, e outros.
5. Que pontos positivos e desafios você identifica em cada uma delas?
Os pontos positivos são que direito abre um leque de profissões e os desafios são que tem muitas coisas para ler e é difícil.
6. Atualmente, como é o mercado de trabalho para essa profissão?
O mercado de trabalho pra essa profissão é  bem concorrido e difícil de entrar.
7. Que dicas você daria para quem quer seguir essa profissão?
Estudar muito e aprender a ler bastante.

Relatório da palestra sobre o curso de direito

Palestra realizada por ex aluna da E. E. Prof° Sebastião Fernandes Palma, a respeito do curso de direito e seu respectivo mercado de trabalho.

1-) Qual é a sua profissão?
A aluna cursa direito e deseja seguir a carreira de juíza.

2-) Como você fez sua escolha profissional?
Sua primeira opção era a carreira militar, no entanto, não obtendo êxito nos testes para o ingresso, optou pelo direito por estar relacionado ao estudo das leis

3-) Como foi a sua entrada no mercado de trabalho nesta carreira?
A estudante não ingressou no mercado de trabalho ainda.

4-) Quais são as oportunidades de de atuação profissional para essa carreira, além desta em que vc atua?
As opções são várias, além da carreira de juíza, há a de advogado(a), desembargador, delegado, defensor público, promotor, procurador, etc.

5-) Que pontos positivos e desafios você identifica em cada uma delas?
Um ponto positivo é a ampla área de atuação. Um desafio seria a dificuldade de passar na OAB.

6-) Atualmente, como é o mercado de trabalho para esta profissão?
Apesar dos vários ramos de emprego, o mercado é muito disputado e competitivo.

7-) Que dicas você daria para quem quer seguir essa profissão?
Que se dedique, tenha foco e estude muito, se preparando desde o início do curso para a OAB.

Palestra Regida por Ex alunas do PEI- RP

A palestra regida por  Isadora que hoje em dia cursa Direito na modalidade Bacharel na Universidade Estácio Ribeirão Preto- SP.
A mesma nos deu dicas de como nos adaptar no meio universitário.
Falando sobre o curso o que almeja futuramente em sua vida.
Sendo sua primeira opção de carreira o exército, mas não consegui passar em uma das provas e foi para o curso de direito. Decidiu adentrar nesse curso pois gostava muito de ler, se interessou sempre muito por leis e essas coisas.
E também pelo grande leque no mercado de trabalho como Juiz, Advogado, delegado, desembargador.
Explicando também as inúmeras dificuldades dentro da universidade para tirar notas em trabalhos, provas e TCC. 

Relatório palestra sobre a vida acadêmica


 A palestra foi ministrada por Isadora, uma ex aluna da E.E. Professor Sebastião Fernandes Palma.

 Na palestra ela diz que é estudante de direito na Estácio. Sua primeira opção de carreira era o exército, mas como não conseguiu acabou decidindo por direito, pois gostava muito de ler, principalmente leis.
 A aluna ainda não ingressou no mercado de trabalho e está no segundo semestre de faculdade; As oportunidades de carreira para um estudante de direito são inúmeras, depois de formados podem atuar como Juízes, advogados, delegados, desembargadores, entre Outras.
 A estudante considera a prova da OAB uma das maiores dificuldades, ela diz que a pessoa deve gostar muito de ler, pois será muito necessário.

Linha do Tempo Escolar

 
Amanda Rocha De Sousa Nº3

Linha do Tempo Escolar

Nome: Julia Prado Ribeiro - 3°B

Linha do tempo escolar

Ligia Campos Ciferri Chinarelli Teixeira  n°:39 3°c
linha do tempo escolar


quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Linha do tempo escolar


Linha do tempo escolar




Relatório da palestra com a aluna Isadora



Palestra com a aluna de Direito Isadora 


1) Qual é a sua profissão? 
Estudante de Direito na Estácio, em Ribeirão Preto. 

2) Como você fez sua escolha profissional?
Ela gostava muito de ler, principalmente leis, então decidiu cursar Direito.

3) Como foi sua entrada no mercado de trabalho nesta carreira?
Ainda não entrou no mercado de trabalho da carreira. 

4) Quais são as oportunidades de atuação profissional para essa carreira, além desta em que você atua?
Ela ainda não atua na área, mas em Direito pode-se atuar na área de advogados, juízes, entre outros.  

5) Que pontos positivos e desafios você identifica em cada uma delas?
Na área de advogados e juízes se encontra desafios, como saber lidar e respeitar perante as leis ambos os lados dos acontecimentos, sendo justos com todos. 

6) Atualmente, como é o mercado de trabalho para essa profissão?
Ainda não entrou no mercado de trabalho da profissão.

7) Que dicas você daria para quem quer seguir essa profissão?
Uma dica importante para seguir carreira na área do Direito, é estar sempre atualizado as leis e suas modificações. Para isso é sempre importante ler e pesquisar sobre, sendo que o Direito é uma área onde o estudo e atualização são extremamente importantes.    





Linha do tempo da educação.
Aluna: Ana Júlia Souto Areco
Nº 04
3ª série B
Anna Júlia Abreu. 39. 3 série B

minha linha tempo


Relatório sobre a Palestra da Ex-aluna Isadora da escola E.E Prof. Sebastião Fernandes Palma:


• A aula foi ministrada pelas aluna Isadora que hoje em dia cursa Direito na modalidade Bacharel na Universidade Estácio RP- SP.
• A mesma nos deu dicas de como nos adaptar no meio universitário.
• Falou sobre o curso e o que almeja futuramente em sua vida.
• O interesse se deu a partir da leitura.
• Não possui estágio ou qualquer outro tipo de ocupação. ( Apenas os estudos).
• A aluna nos listou o leque de opções no mercado de trabalho, porém complementou dizendo que tinha interesse na parte de auditoria, tribunais e etc...
•Citou a vestimenta adequada para o curso que seria roupa social, terno e gravata.
Tivemos a apresentação da Isadora, a qual ela falou sobre a diferença entra o ensino médio e a universidade, a dificuldade para entrar e o amplo acesso para escolhas. 
Segundo ela, teremos que prestar atenção nas aulas e passar o conteúdo em casa, pois o professor não irá no seu ritmo, e sim, você terá que ir no ritmo dele, se ficar para trás, ficou. Se quiser tirar dúvidas sobre as matérias dadas, terá que marcar horário nas aulas livres do seu professor, e terá no máximo 20min, porque assim como você, outros também precisa tirar dúvidas. 
Para entrar numa universidade é mais difícil do que você pensa, exige MUITO estudo. Também precisará estudar em casa, como muitos não tem esse costume irá sofrer muito, pois quando você chega do seu curso, ainda sim, terá que revisar e estudar.
Foi um choque de realidade, precisávamos de uma palestra de uma ex aluna da nossa escola, para termos um pouco de noção e base.
Anna Júlia Abreu. 39. 3 série B

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Atividade prosposta com o tema: "Linha Do Tempo: Minha Vida Acadêmica" Frederico Nº12


Relatório referente a palestra sobre a "Vida de um(a) universitário(a)"


  • A palestra foi ministrada pela aluna Isadora, que está cursando o curso  de Bacharel em Direito na universidade Estácio - RP;
  • A escolha profissional da aluna partiu de um interesse da mesma por leitura e por polémicas na área, o que gerou curiosidade nela;
  • A aluna ainda não possui qualquer ocupação, estágio, na área;
  • Segundo a palestrante, o mercado em si é amplo, porém ela foca mais nos setores de auditoria, atuação em tribunais e defesas de causas polémicas, pois segundo a mesma, "chamam mais sua atenção";
  • Um dos pontos negativos apontados em seus setores de atuação de seu interesse, é por exemplo a ambientação a roupas mais sociais com um agravante o clima de Ribeirão Preto, e o alto preço dos livros que sao de suma importância para seu processo de formação. Porém vale a pena e o que ela faz gera muita satisfação pessoal;
  • As dicas sugeridas foram: se familiarizar com a leitura, estar disposto a correr atrás de trabalhos, datas de provas e etc sozinhos pois a ajuda no campo universitário demanda processos burocráticos como agendamento de hora e etc, se não conseguir passar nos vestibulares neste ano, procurar fazer cursinho.
  • A estudante também faz parte da Atlética do curso de Direito da Universidade Estácio, chamada "Rinos" sic.
Palestra com a Isadora, uma ex aluno do Sebastião Fernandes Palma


Na palestra com a Isadora, ela conta que esta cursando direito, porem era sua 2° opção, mesmo assim esta gostando muito. Quando ela terminar seu curso ela quer ser juíza, e diz para quem quer cursar o mesmo curso para se  esforçar, ter uma rotina de estudos, gostar de ler, pois é algo que requer muito esforço.
                A maior dificuldade que ela comentou sobre o curso é a OAB, uma prova no final do curso, tendo matérias dês do começo de seu curso ate o final. Outra dificuldade é a grande concorrência que ah para entrar no curso, porem todos esses desafios que você enfrenta e consegue vencer, faz com que você se torne uma pessoa melhor e é muito gratificante.  


Bate Papo com Ex alunas universitárias

Duas ex alunas foram realizar uma palestra na escola para apresentar e tirar duvidas sobre a vida universitária. Atualmente a Aluna Isadora esta fazendo o curso de Direito na Faculdade Estácio, entrou com a nota do ENEM e conseguiu 50% de bolsa com o PROUNI. Sua primeira opção era o exército, mas por conta de obstáculos não seguiu seu sonho e fui para sua segunda opção. 

Explicou que o curso de Direito por ser Bacharelado, tem um leque com várias opçoes para o mercado de trabalho, abrangendo diversas carreiras. Como dica, falou sobre a diferença entre a escola que estamos com fácil acesso aos professores e coordenação, com a Universidade, que é um ambiente totalmente diferente.

Não se arrepende de sua escolha, tem que ler bastante e gostar de estudar, entendendo a responsabilidade de seguir qualquer profissão nessa área.

Linha do tempo da minha vida escolar


Linha do tempo

Minha linha do tempo:

Como atividade proposta pela professora de P.A, construí minha linha do tempo que representa meus anos na escola, e quais minhas metas e planos para quando eu sair. Sendo representados por cores diferentes, para o leitor conseguir entender e distinguir o passado e futuro.




Crescimento Educacional.

⤪Linha do Tempo da Educação⤭


        João Vitor Meluzzi Innocente - N°19 -3°B

Relatório da Palestra de uma Universitária.

⟶⟶⟶⟶Relatório da Palestra de uma Universitária.⟵⟵⟵⟵


➜No dia 27 de Agosto tivemos uma palestra com uma aluna que está no segundo semestre do curso de Direito em Ribeirão preto, com o tema sobre como era a rotina de estudos numa universidade. Ela abordou atividades que são realizadas no ambiente de uma universidade, como funcionava uma faculdade privada e deu uma introdução de como conseguir entrar numa universidade.

➜No momento de sua vida, não está atuando no mercado de trabalho de sua profissão, teve sua maior dificuldade com a própria rotina na faculdade, e que o mercado de trabalho atualmente está muito concorrido, pode atuar em áreas como, Advogado (a), Carreira Jurídica e etc.

➜Ela deu algumas dicas para quem quer fazer esse mesmo curso, como estudar bastante, se dedicar ao máximo, ter confiança em si mesmo e muito mais.

1. Qual a sua profissão?

R: no momento está cursando direito.

2. Como fez sua escolha profissional?

R: sua primeira opção era o exército,mas por não ter sido aceita escolheu sua segunda opção que era ser advogada

3. Como foi a sua entrada no mercado de trabalho nesta carreira?

R: ainda não chegou a trabalhar como advogada pois ainda está no 2° semestre do curso.

4. Quais são as oportunidades de atuação profissional para essa carreira, além dessa em que você atua?

R: de acordo com a estudante tem muitas opções como, advogado, juiz, investigadora da polícia e outras opções.

5. Que pontos negativos e positivos você identifica em cada uma delas?

R: há um leque bem grande para as opções de trabalhos nesse ramo, porém a um dificuldade para os estudantes dessa área,que é a prova da OAB.

6. Atualmente qual é o mercado de trabalho para essa carreira?

R: muito competitivo, muitas pessoas fazem esse curso

7. Que dicas você daria para quem quer seguir essa profissão?

R: gostar de ler,se dedicar e se organizar para os estudos

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Relatório da palestra de ex-alunas

Palestra:  A vida na universidade
Nome : Isadora e Isabella Medeiros
Curso: Direito


1. Qual é a sua profissão?
No momento está cursando direito

2. Como você fez sua escolha profissional?
Ela tinha a pretensão de entrar no exército, como não conseguiu

3. Como foi a sua entrada no mercado de trabalho nesta carreira?
Ela entrou ainda, está cursando o segundo semestre

4. Quais são as oportunidades de atuação profissional para essa
carreira, além desta em que você atua?
São muitas como advogado, juíz, delegado, polícial federal, entre outros

5. Que pontos positivos e desafios você identifica em cada uma
delas?
As opções de trabalho tem um leque bem grande, porém o maior desafio que o aluno de direito enfrenta é a OAB, onde muitos são reprovados

6. Atualmente, como é o mercado de trabalho para essa
profissão?
O mercado de trabalho em si é competitivo, entre tanto é necessário esforço para ganhar seu espaço

7. Que dicas você daria para quem quer seguir essa profissão?
Ter determinação, foco e objetivos e sempre se dedicar
Relatório da palestra ministrada por ex alunas da E.E Professor Sebastião Fernandes Palma - PEI

1) Qual é a sua profissão?
Estudantes de Direito.

2) Como você fez sua escolha profissional?
Sua primeira opção era o exército, não teve êxito. Devido seu interesse pelo estudo das leis e a oportunidade na universidade, optou por cursar direito.

3) como foi a sua entrada no mercado de trabalho nesta carreira?
A estudante ainda não ingressou no mercado de trabalho, está no segundo semestre do curso.

4) Quais são as oportunidades de atuação profissional para essa carreira, além desta em que você atua?
As oportunidades são inúmeras, desde advogados e suas diversas áreas a juízes, desembargadores, policiais federais, delegados, etc.

5) que pontos positivos e desafios você identifica em cada uma delas?
A área é ampla, permite diversas opções de especialização. A dificuldade maior apontada pela aluna, além da competitividade no mercado de trabalho, é a prova da OAB.

6) atualmente, como é o mercado de trabalho para essa profissão?
Competitivo, são muitas pessoas cursando direito. Cita a estudante, inclusive, que sua turma é formada por mais de 80 alunos, realidade esta não vivenciada no ensino médio.

7) que dicas você daria para quem quer seguir essa profissão?
Persistência, foco e tranquilidade. Aproveitar o curso o máximo possível e se preparar desde o início para a prova da OAB.