quinta-feira, 7 de março de 2019

Nível de ocupação no Brasil em relação a idade

A faixa etária com maior nível de ocupação é dos 25 aos 39 anos, com percentual de 75,3%. Isso ocorre pois é uma idade mais ativa e é quando as pessoas que fizeram uma especialização, uma graduação ou uma pós-graduação entram no mercado de trabalho ocupando a demanda de vagas especializadas que o mercado oferece. Enquanto isso, a menor é dos 14 aos 17 anos com 16,59%, isso acontece pois esta é uma idade em que ainda estão estudando e como pudemos ver nos outros estudos, as pessoas estão permanecendo mais nas escolas e procurando uma especialização maior.
Sendo assim o nível de ocupação cresce conforme a idade até a faixa etária de 25 a 39 anos, permanece estável na faixa dos 40 a 59 anos e decresce abruptamente na faixa seguinte, isso ocorre pois conforme a idade vai aumentando o nível de experiencia das pessoas, porém quando chega nos 60 anos ou mais a pessoa já vai ficando mais fraca para trabalhar e vai ganhando a aposentadoria, por isso que nessa faixa etária o percentual diminui.
                Na minha família minha mãe e minha irmã tiveram o ensino médio e o superior completo, enquanto meu pai teve apenas o ensino médio completo. Meu pai, possui 59 anos e como especialização fez um técnico de eletroeletrônico. Minha mãe tem 54 anos, fez o superior em educação física, direito e pedagogia. Além disso realizou uma especialização em educação. Hoje, ambos são aposentados. Minha irmã, possui 26 anos, terminou a graduação em Ciências biológicas e atualmente está fazendo mestrado em genética e evolução na UFSCar.
                Meu pai esta de acordo com a média da população da sua época que terminavam o ensino médio e entravam no mercado de trabalho. Minha mãe e minha irmã fazem parte da pequena parcela de pessoas que optaram por continuar os estudos e realizar uma graduação. Minha irmã também faz parte da parcela ainda menor de pessoas que decidiram fazer uma pós-graduação. Ambas as famílias, tanto meus avós paternos como meus avós maternos, possuíam uma condição financeira boa, que permitiria tanto que meu pai como minha mãe continuasse estudando, apesar do meu pai ter optado por parar no ensino médio. E isso também contribuiu para a escolha da minha irmã continuar estudando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário